segunda-feira, 21 de abril de 2008

Amigo do tempo

Tempo4

Há muito sobre o que falar sobre essa lei, é isso mesmo o tempo é uma Lei universal, por isso quem conhece como  a mesma atua, e como se aproveitar dela, sempre terá um adiantamento mental em sua vida.

Faço todas as manhãs no inicio de minhas atividades, um pequeno relatório do que vou realizar no meu inicio de dia de atividade, esse relatório faz parte dos estudos logosóficos que realizo, usando o próprio ambiente de trabalho como campo experimental.

O conhecimento que vou adquirindo, ou seja, essa teorização tem que ser comprovada em minha vida, sendo aqui o campo experimental comprovado em minhas atividades profissionais “ambiente de trabalho”.

Tempo5



















A administração do tempo, no conceito logosófico não está relacionada com o conceito comum de tempo, ou seja, esse tempo de nosso tic-tac marcado nesse relógio físico. Esse tempo é muito fácil de ser identificado e também administrado, tão fácil que o próprio relógio já se encarrega disso.

Estou observando aqui o tempo não físico, o tempo que está dentro de nós mesmo, o tempo marcado nesse relógio psicológico, ou seja, o tempo mental,* onde o que movimenta e dar corda nesse relógio são os pensamentos. A administração desse tempo, no uso de minhas faculdades. Faculdade de pensar, faculdade de refletir, faculdade de observar, razão, entendimento e etc.


A administração do tempo com eficácia está no conhecer, selecionar, anular e trabalhar com esses pensamentos que entram e saí constantemente nesse mundo interno, o mundo mental. Assim cultivando os pensamentos úteis, dando-lhe vida e desligando os inúteis, diminuindo as energias que são gastas, sem utilidades e propósito algum.

Temos que ser amigo do tempo, não seu inimigo, essa observação está na obra de González Pecotche, criador da Logosofia, me recordo com muita emoção e sensibilidade no dia em que um livro me encontrou na BIENAL do livro no Ibirapuera em 1984, essa recordação me emociona, mais vamos deixar essas imagens comigo, no futuro posso deixar registrado aqui no blog essas recordações, deixo aos meus leitores esses pensamentos sobre o tempo que está registrado no livro, de logosofia do pensador e humanista.

 
González Pecotche-Livro: Bases para sua Conduta:
“Una ao esforço a inteligência; trabalhará menos e realizará mais. Aprenda a aproveitar o tempo, cujo valor é tanto mais apreciável quanto mais se compreende sua importância na vida.”

“Procure que seu tempo seja rico em rendimento. Em todo momento, e especialmente depois de suas tarefas habituais, pense, como tenho por costume no que fará no dia seguinte; e faça-o com método, de modo que, pelas manhãs, ao começar suas atividades seus pensamentos estejam prontos para o trabalho. Verá que isto tornará seu labor mais leve e até aprazível ao sentir que seus pensamentos estão dispostos a colaborar com você na tarefa que vai iniciar.”

“Se eu não fizesse assim, se não pensasse ao deitar‑ me no que fará no dia seguinte, teria que perder muito tempo cada manhã esperando que meus pensamentos se espreguiçassem e perdessem sua sonolência. Nunca permita que isso aconteça, porque ainda poderia ocorrer que seus pensamentos, contagiando‑ o de sono, o levassem novamente para a cama. Isso não é conveniente.”
“Durma durante as noites com eles, mas ao levantar, faça com que despertem consigo. Com esse método, encontrarás seus pensamentos ágeis e desembaraçados.”
 
Tem tantos elementos que poderia levar sobre esse assunto, mais deixo aqui um pouco de conhecimento para você, finalizo solicitando a você apenas essa: Não seja escravo do tempo, não mal gaste a sua vida. Para saber mais sobre o livro, entre no site da editora logosófica.

Se você nunca leu um livro de logosofia, deixe um comentário no blog que irei indicar você, pelo projeto cultural da fundação logosófica, a lhe enviar um livro totalmente grátis. Não esquecer de comentar sobre o tema e no final comunicar o interesse de ganhar o livro. Acesse pelo link abaixo em comentários.

10 comentários:

  1. Há dias em que tudo é difícil.
    Acordar de manhã sentindo um mofo urbano -e humano- batendo no peito e no rosto.
    Sentir o reflexo de um sono pouco e tão leve quanto a brisa.
    Abrir a janela e ver a paisagem viva cheia de nuvens e consciência.

    - Quem sabe um dia possamos entender melhor a loucura do mundo, não?

    Um grande isolamento, um enrolar descontínuo de incertezas.
    Mas é bom ouvir o silêncio do céu.
    É bom andar impreciso n’este lento tumulto das nuvens.

    - Estamos em um (des)caminho ruidoso. Onde anda o pensamento de todas as gentes?

    Uma única vontade persiste com força: a de compreensão.
    Não é muito, não é pouco, não é somente o necessário.
    É a sede de todos, a esperança de quem vive.
    Vive-se de ânsias n’um mundo confuso e cheio de máculas.
    Estreitam-se as passagens, porque sentir é proibido, um crime inafiançável.
    Estreitam-se as ruas, a moral, a inteligência.
    Estreita-se o pensamento e alarga-se a crise, a sede…

    - Viver é preciso, navegar impreciso.

    Estamos perdidos e confusos entre o céu e o inferno.
    As nuvens também.
    Queria saber qual a sensação de, de repente, descobrir que tudo é vida eterna, até as nuvens. Tudo que não existe, também.
    O homem tem consciência do que inexiste, porque é no inexistente que ficam as idéias brutas em fluxo constante.
    Talvez seja lá que ficam os sonhos, também.
    Solto o apoio da janela e volto à cama.
    A noite é enorme e o sono inútil.
    “Não desças os degraus do sonho
    Para não despertar os monstros.
    Não subas aos sótãos - onde Os deuses,
    por trás das suas máscaras,
    Ocultam o próprio enigma.
    Não desças, não subas, fica.
    O mistério está é na tua vida!
    E é um sonho louco este nosso mundo…”
    [Mário Quintana]


    Momentos de busca, de se querer entender as razões do mundo, tudo isso faz parte do não conhecimento do que virá.
    Essa vontade que temos de saber o que vai acontecer.
    É uma busca que nos mantém vivos.
    Saudavel.
    Um dia você vai olhar para trás, e notar que encontrou muitas respostas, mas nunca vai sentir que encontrou todas as respostas

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Geisy,

    Obrigado por visitar meu blog e pelo comentário, volte sempre, será sempre bem vinda.

    É de sensibilidade e conhecimento que o mundo necessita.

    Se você leu o artigo "como ser amigo do tempo, veja que estou indicando um livro a todos que deixam seus comentários aqui no blog.

    Entre no site www.logosofia.org.br
    no banner envento cultural, ao clicar irá entrar em uma solicitação do cadastro para receber o livro inteiramente grátis em sua residência.

    O livro é indicado para quem ainda não ganhou o livro de logosofia, por isso será solicitado suas informações pessoais para o cadastro e envio do mesmo.

    Em 30 dias chagará em suas residência, se isso não ocorrer tem instrução no site para contato, ou pode me comunicar, sou docente e estudante da Fundação Logosófica Em Prol da Superação Humana.

    Zirr

    ResponderExcluir
  3. Sabe amigo...

    Ja estudei Logosofia...que nada mais é que A Ciência do Conhecimento de Si Mesmo ...A sabedoria logosófica caracteriza-se por sua originalidade ao trazer como mensagem uma nova geração de conhecimentos relacionados com a vida interna do ser humano, seu processo de evolução consciente e as projeções metafísicas de seu espírito. ...

    Deixo aqui uma mensagem ...

    Dizer que admiro e gosto de você é muito pouco, porque uma amizade como a nossa merece mais, merecia ser descrita no infinito para que todos pudessem entender o que realmente ela representa na vida de cada um de nós, não sei se declaro, homenageio ou agradeço. Se eu fosse declarar, diria que sem você em meu caminho não haveria tantas coisas a contar, se fosse homenagear você, gostaria de lhe oferecer o brilho das estrelas e o caminho do calor do sol e você ficaria muito mais consciente desse meu gesto, mas prefiro agradecer, agradecer a Deus por sua amizade, dizer a ele que foi o melhor presente que recebi em minha vida, que você é realmente um ser iluminado que consegue trazer ao mundo um grande carisma e um grande companheirismo, você representa com nobreza a palavra amizade. Obrigada por fazer parte de minha vida!!!

    ResponderExcluir
  4. cONTINUE SENDO ESSA PESSOA MARAVILHOSA QUE VOCÊ É!

    ResponderExcluir
  5. Visite meu blog se quizer! http://margaracassol.blogspot.com/ mil beijos!

    ResponderExcluir
  6. Zirr tudo bem?
    Li tudo que escreveu...
    Palavras expressando idéias....desejos...ideais.
    Cada cabeça vê o mundo de uma forma.
    A troca de conhecimentos e de idéias,ampliam a mente.
    Tem pessoa que agem como robôs e seguem sua vida...na risca...de leis e normas.
    Eu sempre fui, e sou dos por quês!
    Quero ter a minha forma ...o meu jeito de ver o mundo...
    Ver,contemplar tudo...prestar atenção em cada detalhe desapercebido de muitos.
    Sou o que sou ...um ser em eterna busca...em crescimento...
    Acho que o que li...o que escreveu...
    Soma ao meu pensar,mais conhecimentos.
    Obrigada por ser meu amigo! Bjs Lígia
    Antonival.Zirr@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. amigo ZIRR!!
    hoje tive um (tempo) !!pra vizitar o seu blog!
    Achei muito interessante a matéria,porque sou uma pessoa que para um pouco para refletir tudo o que acontece ao nosso redor!!As vezes sentimos como um robô...Que movimenta sem parar!AS vezes esquecendo de contemplar tanta beleza que ainda podemos observar!!Moro no interior!!Algo que eu gosto de fazer,observar as borboletas!
    Parabens!adorei tudo tudo!!

    ResponderExcluir
  8. obrigda por estas palavras que me faz não dormir com a preocupações do que fazer no dia seguinte....Mas sim pensá-los ates de dormir... e assim dormir o sono dos justos...é difícil não posso negar...mas tentarei...
    bjs amigo

    ResponderExcluir
  9. Fico muito feliz quando alguém se beneficia com algum conhecimento que tenha aqui.

    Esse conceito, como já sabe, está no livro bases para sua conduta do mesmo autor, do livro que você já comprou. Aproveite bastante esse novo conceito de vida.... para si e para todos que se vinculam com você.

    Com abraço

    ResponderExcluir
  10. Estou refletindo muito sobre: porque falo o tempo todo que o tempo esta muito veloz e que não tenho mais tempo tranquilo como tempos atrás.Lembrei-me de frases que li sobre o tempo pensamentos logosóficos ficou.Gostei novamente de preencher-me com estas reflexões.

    ResponderExcluir

Dicas e sugestões são bem vindas. Registre sua visita. Obrigado Zirr