quarta-feira, 9 de março de 2022

Novo GPS Navigator VI

Sorocaba, 09 de Março de 2022

Nessa quarta-feira fomos na BMW Germânica conhecer o novo GPS BMW Navigator VI. Estávamos esperando um novo GPS com processador mais rápido, mas é o mesmo processador.

O que mudou?
Mudou a versão do software do GPS de 5.80 para 10 - Todas as funções e os aplicativos são os mesmos.  Os menus e os aplicativos ficaram agora em preto e branco tipo desenho em grafite. A visualização dos mapas continuam colorido, com o grafite em preto e branco na aba da navegação, deu um sensação de melhor visualização.

O menu na navegação e até no teste que fiz no planejador de viagem, as respostas foram mais rápidas, sem aquelas travas que o anterior costuma dar, mas ainda precisaremos de mais teste com mais dados de usuários.

Eu particularmente não gostei dessas mudanças no visual no menu de aplicativos. Não sabemos ainda qual o motivo dessa mudança,  se foi para uma melhor visualização no manuseio ou para economia de bateria já que não tem as telas coloridas que consomem muita energia.

Configurações do modelo anterior: 

Software 5.80

Configurações do modelo novo: 

Software 10.00 



Fizemos a instalação no Garmin express e já tinha atualizações de satélite e configurações do GPS nada de diferente. As concessionarias BMW já veio com uma nova atualização dos endereços. Colocamos os mapas América do Sul da garmin 2022.10 e funcionou normalmente sem o bloqueio do Zumo XT.

Continua com a mesma memória aqui no brasil com 4GB, esse seria o ponto mais negativo, deveria ser 16GB igual nos Estados Unidas e Europa. Recomendo colocar um cartão SD classe 10 de 16GB ou 32GB. Funciona sem cartão, claro que funciona, mas não minha instalação completa. Mas desses 4GB se usa somente 3,5GB e desses espaço não recomendo usar mais de 3GB para não sufocar o espaço da memória. Funciona muito bem com esses novos cartões classe 10, mas não recomendo direcionar toda a instalação para o cartão. Será necessário se precisar colocar mais mapas de outros continentes.


Agradecemos a Madalena da BMW Motorrad pela ótima recepção que tivemos e a Joyce dos seguros que nos emprestou um notebook para testarmos a instalação do GPS.

Esperamos que esse novo modelo tenha resolvido de vez o problema da tecla touch que andou tendo na versão anterior. Por enquanto só um esboço de informações, no futuro saberemos mais sobre esse modelo.
Como não fiquei mais tempo com o GPS ainda não verifiquei se tem a opção de mudar esse menu em grafite para o menu normal na opção visor do GPS ou em outra ferramenta.


Dê suas observações aqui no blog com críticas construtivas.
Lembrando que você é o navegador e o GPS é um facilitador de navegação. O que quero dizer é, sempre saiba onde é o norte, confira as navegações mentalmente com as informações da estrada, não fique a mercê da tecnologia. Recomendo conhecer o planejador de viagem do GPS esse é o grande diferencial em relação a usar navegação por celular.

3 comentários:

  1. Meu Navigator VI travou.
    Sai de Brasília a Prado BA, no dia 13/03/2022, funcionou normalmente durante toda a viagem. Hoje,fui sair e o gps travou.
    Como resolver este problema?

    ResponderExcluir
  2. Segura a botão de desliga por uns 15 segundos, com o polegar na tela na parte superior esquerda, quando aparecer sysem, solta para ele reiniciar as configurações.
    Precisa vê qual o motivo de ter travado. o seu é o GPS Americano? Teve muitos GPS americano que estava com problema na memória flash do GPS.

    Pode ser diversas possibilidades, o cartão SD com problema, ou a memória principal do GPS com 100% de uso. Se não fora nada disso é problema no hardware do GPS.

    Por 2 anos deu problema a BMW tem que dar outro na garantia.

    ResponderExcluir
  3. Olá, tive um Navigator VI por dois anos e meio e com vários problemas no display, quando estava viajando o mapa movimentava ampliando sozinho e mudando de página. Aí percebi que esse modelo teve um lote que saiu com problemas. Entrei em contato com a Garmin nos EUA e eles trocaram o meu GPS por um novo. Quando chegou, achei estranho o visual, aí descobri através desta publicação que é um novo modelo. Espero que seja bem melhor que o antigo.

    ResponderExcluir

Dicas e sugestões são bem vindas. Registre sua visita. Obrigado Zirr